Trabalho e Tradição
O Conventículo Serpens Antiqua é um grupo de Bruxaria Alexandrina Tradicional. O Trabalho nuclear do C∴S∴A∴ inclui uma liturgia coesa presente no Livros das Sombras (e outros textos Tradicionais), respeitando as normas instituídas pela Arte desde a sua origem: Rituais de Iniciação e Elevação realizados por pares Sacerdotais opostos e Devidamente Preparados; Celebração dos Oito Sabates e das Treze Luas; Adoração à Grande Mãe (e Deusa Estelar) e ao seu Consorte Cornudo (Soturno e Luminoso), cujo devido contacto carece de Iniciação e respectivas Elevações. Para além desse Trabalho constante, desenvolve em grupo um estudo e prática de desenvolvimento, enaltecimento e harmonização dos corpos físicos dos nossos Iniciados com os mais subtis, através de um método hermético, alquímico e teúrgico. O C∴S∴A∴ estimula simultaneamente (através da Criatividade e da Liberdade) um trabalho individual e directo, cujos resultados se manifestam no Onírico e no Transcendente para então serem enaltecidos num Círculo Tradicional Alexandrino em Conventículo, reforçando-o.
Para além disso, o C∴S∴A∴ estabelece uma série de células mágicas experimentais, respeitando sempre a liturgia Tradicional para que, seguindo os conselhos de Alex Sanders (citado por Maxine Sanders), “nunca se misture bebidas mágicas.” Com este método respeitamos a Tradição (e a sua liturgia que conservamos integralmente), sem sentirmos como Conventículo que estamos limitados ou estagnados pelo Texto. Apesar de acreditarmos que a Bruxaria é em si criativa, pretendemos passar aos Iniciados, por uma questão de honestidade humana, mágica e intelecual, os textos originais nas suas versões integrais e inalteradas. Criatividade não deve envolver deturpação de conteúdos.
O C∴S∴A∴ tem uma linhagem ininterrupta até aos fundadores da Tradição Alexandrina, Maxine e Alex Sanders, incluindo uma devida e cerimonial passagem de Poder entre Sacerdotes e os seus Instrumentos de Poder.
Trabalho Mágico em Templo
O C∴S∴A∴, visto seguir uma práxis Tradicional Alexandrina, tem um trabalho mágico e cerimonial reiterado, sem interrupções ou férias do nosso Serviço aos Deuses e de prática de Bruxaria. Para além da exigência aos seus iniciados de participação constante, também lhes é exigido o respeito por uma hierarquia micro-localizada, visto que este Conventículo é liderado por uma Suma Sacerdotisa e um Sumo Sacerdote. Recordamos que todos estes títulos são cerimoniais.
Iniciação
O C∴S∴A∴ segue um modelo quádruplo: Candidato (Seeker); Iniciada Bruxa e Sacerdotisa ou Iniciado Bruxo e Sacerdote (1* Grau); Suma-Sacerdotisa ou Sumo-Sacerdote (2*); Suma-Sacerdotisa e Rainha da Bruxaria ou Sumo-Sacerdote e Magus (3*). Apesar deste esquema, podemos resumir o processo iniciático da Bruxaria Alexandrina de uma forma tríplice: Iniciação aos Mistérios, Penetração nos Mistérios e Celebração dos Mistérios.
Qualquer interessado a Candidato deverá contactar o nosso Conventículo via e-mail: [email protected] com uma breve apresentação, motivação e uma descrição do estudo e trabalho mágico e esotérico desenvolvido até ao momento do contacto (incluindo filiação a tradições mágicas e iniciáticas).
É prática comum na Tradição aconselhar todo e qualquer interessado a fazer uma pesquisa de outros Conventículos - seja na sua área de residência ou não.
Legitimidade
O C∴S∴A∴ não se mostra dependente ou representante de nenhuma Linha internacional da Bruxaria Alexandrina. Para nós o único “vouch” formal que pode existir na Bruxaria Alexandrina é aquele que revele uma Devida Iniciação por um Devido Sacerdócio (3*), cuja cadeia iniciática até aos fundadores da Craft seja ininterrupta.
As nossas Leis esclarecem-nos (e a todos os que ainda dúvidas tenham) que todos os Conventículos iniciáticos têm autonomia devida, não respondendo a qualquer outro. Respeitamos ainda o mote Alexandrino (“Come and go as you will”), não forçando pessoal ou magicamente ninguém a pertencer ou manter-se no nosso Conventículo.
Secretismo
O C∴S∴A∴ exige o secretismo de todo o material partilhando em Perfeito Amor e Perfeita Confiança, incluindo tanto os textos litúrgicos originais, treino mágico, Tradição Oral e Nomes Secretos. Caso contrário, que “a maldição da Deusa caia sobre eles, para que nunca mais remanesça na terra e permaneça onde merece, no Inferno dos Cristãos”.
S∴ M∴
F∴ G∴